Diretor Presidente

Mauro Passos

Engenheiro mecânico, formado em 1972 na FURG. Com especialização em Recursos Hídricos, no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (UFRGS), em Hidrologia Aplicada (US Geological Survey) e em Planejamento Energético (COPPE/UFRJ). Atuou no setor de planejamento do sistema elétrico brasileiro, de 1973 a 2003 (DNAEE, Eletrobras/Eletrosul). Como parlamentar atuou no Congresso Nacional e no Parlamento do Mercosul, nas comissões de Minas e Energia, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (2003/2007). Criou o Ideal em 2007, presidindo a organização desde então. É autor do blog De olho no futuro, voltado principalmente para a temática energética.

>>mauropassos@institutoideal.org

Diretor

Dr. Ricardo Rüther

Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), com mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Electrical and Electronic Engineering – The University of Western Australia (1995) e pós-doutorado em Sistemas Solares Fotovoltaicos realizado no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems na Alemanha (1996) e na The University of Western Australia (2011). É professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da instituição, além de diretor técnico do Ideal. Foi fundador e primeiro presidente da ISES do Brasil (Seção Brasileira da International Solar Energy Society). Faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Amazônia (INCT-EREEA).

>>ricardoruther@institutoideal.org

Diretor

Dr. João Tavares Pinho

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, é coordenador do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia – INCT/EREEA. É ex-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar – ABENS e da Seção Brasileira da International Solar Energy Society – ISES do Brasil.

>>jtpinho@ufpa.br

Coordenadora Administrativo-financeira

Fátima M. Martins da Silva

Trabalha no IDEAL desde 2007, é bacharel em Administração, com especialização em Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina. No Instituto, também está à frente da organização do concurso Eco_lógicas e do Seminário Energia + Limpa. Trabalhou como assessora parlamentar na Câmara Federal durante quatro anos. Participou como organizadora de seminários de um projeto itinerante da UNAIDS, programa da ONU de combate ao HIV, no Estado de Santa Catarina.

>>fatima@institutoideal.org

Assessora de Comunicação

Andressa Braun

Andressa Braun é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Máster em Direção de Projetos (Máster en Dirección de Proyectos) pela Universidad de Valladolid (UVa), Espanha. Como bolsista da Agência Espanhola de Cooperação Internacional, desenvolveu monografia em transferência de tecnologia, traçando um comparativo na temática entre  UVa e UFSC. Possui larga experiência em assessoria de comunicação – destaque para a Marinha do Brasil, Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina, setor educacional (Centro de Ensino Superior de SC) – e projetos de pesquisa de relevância nacional como o Sistema Brasileiro de Televisão Digital. Em Educação à Distância, foi roteirista e produtora de vídeo em Medição e Verificação de Eficiência Energética, um projeto de cooperação internacional entre GIZ e ANEEL.

>>comunicacao@institutoideal.org

Consultor

Maurício Frighetto

Maurício Frighetto é jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Possui seis anos de experiência profissional em Jornalismo, atuando principalmente nos veículos Diário Catarinense e Notícias do Dia, sobretudo nas áreas de Geral, Cidades e Segurança. Ganhou dois prêmios Fatma de Jornalismo Ambiental.

>>selosolar@institutoideal.org

Consultora

Taynara Mighelão

Taynara Reisner Mighelão é graduanda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou intercâmbio na Technical University of Munich, em Munique, na Alemanha, onde freqüentou o curso de “Management and Technology” (TUM-BWL). Atuou também como gerente de projetos na empresa júnior do curso de Administração da UFSC. No IDEAL, iniciou suas atividades no desenvolvimento do estudo “O Mercado Brasileiro de Geração Distribuída Fotovoltaica” – edição 2016. Atualmente é consultora do IDEAL no âmbito do Programa América do Sol.

>>taynara@institutoideal.org