Curso Projeto de Sistemas de Energia FV Conectados à Rede

O curso aborda os temas fundamentais para projetar uma instalação fotovoltaica conectada à rede. Ele é baseado em conceitos consagrados na Alemanha, líder mundial na energia solar, que são correlacionados à realidade brasileira, com seu mercado em desenvolvimento. Além de exercícios práticos durante a aula, haverá a oportunidade de visitar a primeira instalação executada no Rio de Janeiro, permitindo aprofundamento e discussão do conhecimento adquirido.

A regulamentação brasileira é abordada em vários aspectos: exigências técnicas, procedimento de ligação, compensação e tributação. Público-alvo são profissionais da área como engenheiros, eletricistas, eletrotécnicos e arquitetos. Profissões afins e empresários do setor também são bem-vindos. Haverá apresentação e uso prático de equipamento específico, como medidores de aferição do sistema e, novidade, um simulador de inversor.

O curso é ministrado por Hans Rauschmayer, reconhecido especialista em energia solar, capacitado em cursos no Brasil e na Alemanha. Consultor e instrutor do Sebrae e da Rede Tecnologia do RJ, professor convidado para cursos na UFRJ, PUC-RJ entre outros. Palestrante em congressos nacionais e internacionais. Projetou o primeiro sistema solar conectado à rede no Rio de Janeiro, que também foi a primeira instalação residencial a receber o Selo Solar do Instituto IDEAL.

Quando: 21 a 23 de junho
Onde: Centro, Rio de Janeiro-RJ
Inscrição e outras informações: http://www.solarize.com.br/cursos-e-eventos/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *