A cartilha “Como faço para ter energia eólica em minha casa?”, produzida pelo Instituto IDEAL,  informa sobre tipos de microgeradores eólicos e traz um passo a passo com os procedimentos para a conexão à rede de equipamentos instalados em residências ou comércios. Com ilustrações didáticas e linguagem simples, o material pretende esclarecer e incentivar o uso de eólica, tirando dúvidas também sobre o sistema de compensação de energia, em vigor desde a Resolução 482 da ANEEL, de 2012.

capa - cartilha eólicaVeja a cartilha “Como faço para ter energia eólica em minha casa – Guia de Microgeradores Eólicos”.

O guia de microgeradores eólicos feito pelo IDEAL contou com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e com o apoio institucional da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da ABEEólica, do Instituto SENAI de Tecnologia – Energias Renováveis, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

ATENÇÃO! As cartilhas de eólica e fotovoltaica produzidas pelo IDEAL têm direitos de propriedade intelectual exclusivos do Instituto para distribuição gratuita e finalidade educativa. O IDEAL não autoriza qualquer reprodução, alteração ou outra utilização desse material.