América do Sol registra 60 mil simulações FV

O Simulador Solar, ferramenta desenvolvida pelo Instituto Ideal para calcular a potência de um sistema fotovoltaico para atender a demanda energética de uma residência, escritório ou indústria, ultrapassou esta semana a marca de 60 mil simulações realizadas. O software online ainda permite ao consumidor ter acesso a um banco de instaladores de sistemas FV que atuam em todas as regiões do país. Na semana, também foi registrado a marca de 500 fornecedores cadastrados no Mapa de Empresas do Setor.

Para a gerente de projetos do Ideal Paula Scheidt, esses números mostram como esta é uma ferramenta robusta, bem desenvolvida e confiável para os consumidores brasileiros. Paula disse que muitos instaladores lhe confirmam a precisão do resultado das simulações comparando com os sistemas instalados de fato. “É a prova de que os produtos que o Ideal tem criado no contexto do Programa América do Sol estão realmente cumprindo o objetivo de disseminar conhecimentos sobre a geração fotovoltaica”, conclui.

Paula ainda sugere que o setor da energia fotovoltaica pode gerar muitos empregos diante do número de fornecedores cadastrados, das dimensões continentais do país e, conseqüentemente, do número de telhados disponíveis para instalação de sistemas FV. “Quando lançamos o Mapa de Empresas, em dezembro de 2012, não imaginávamos que em pouco mais de dois anos chegaríamos à marca de 500 empresas atuando no Brasil, o que é excelente.”

As duas ferramentas foram criadas com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e KfW banco de fomento alemão. Acesse o site do Programa, clicando aqui.

0 comentarios

Dejar un comentario

¿Quieres unirte a la conversación?
Siéntete libre de contribuir

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *