Obrigada pelo seu interesse em energias renováveis! Abaixo você encontra repostas para as dúvidas mais frequentes sobre o assunto e sobre nossos projetos.

ENERGIA FOTOVOLTAICA E AMÉRICA DO SOL

Quero instalar um sistema fotovoltaico em minha casa, empresa ou indústria. O Instituto Ideal pode me ajudar?

O Instituto Ideal é uma organização privada sem fins lucrativos, sem atuação comercial. Mas temos algumas ferramentas, dentro do projeto América do Sol, que poderão ajudá-lo a dar os primeiros passos na adoção da eletricidade solar. Sugerimos, inicialmente, acessar o Simulador Solar, um software gratuito online, que irá calcular o tamanho de um sistema para sua demanda energética, levando em conta também o local de instalação. Depois disso, você pode solicitar um orçamento de compra e instalação dos equipamentos para uma empresa instaladora. Encontre a mais próxima de você no Mapa de Empresas do Setor Fotovoltaico, com mais de 300 instituições cadastradas. Sugerimos ainda conhecer nossa cartilha online Como faço para ter eletricidade em minha casa?. Vale lembrar que o Instituto Ideal coordena o projeto 50 telhados. Pela proposta, cada cidade participante deve instalar ao menos 50 telhados solares até 2015.

Onde encontro normas e legislações sobre energia fotovoltaica no Brasil?

Em 2012, a ANEEL publicou uma resolução normativa que cria um sistema de compensação de energia, no qual se recebem créditos na conta de luz pela energia gerada e não consumida (e que será injetada na rede elétrica). Saiba mais sobre a RN 482/12. Para conhecer o passo a passo da instalação de um sistema fotovoltaico, sugerimos conhecer nossa cartilha online Como faço para ter eletricidade em minha casa?.

Onde encontro mais informações sobre a certificação (pelo Inmetro) de equipamentos fotovoltaicos como módulos e inversores?

Quanto custa instalar um sistema solar fotovoltaico?

O Instituto Ideal estima que um sistema fotovoltaico custe entre R$ 6.000,00 a R$ 12.000 o kWp de potência instalada. Lembre-se de que os valores variam dependendo das condições locais para escolha da melhor tecnologia de módulos (como irradiação local, condições do telhado ou superfície que será instalado), e somente uma empresa especializada poderá informar um valor mais adequado para a sua demanda. Você poderá encontrar a empresa mais próxima da sua cidade no nosso Mapa de Empresas do Setor Fotovoltaico

Quero atuar no mercado fotovoltaico e busco um curso de capacitação. Vocês podem me ajudar?

O Instituto Ideal não oferece cursos de capacitação, mas você pode dar uma olhada na nossa sessão de eventos para checar alguns que temos conhecimento e que estão abertos no momento. Em 2013, fizemos um levantamento de cursos oferecidos no Brasil e a lista está disponível na sessão de estudos do América do Sol (http://www.americadosol.org/estudos)

Como faço para participar do Fundo Solar?

Projeto do Ideal, o Fundo é um apoio financeiro para se instalar um microgerador fotovoltaico com uma potência de até 5 kW, desde que o mesmo esteja conectado à rede, integrado a uma edificação e participe do sistema de compensação de energia. A última convocatória do Fundo Solar encerrou em março de 2015. Não há previsão para uma nova, de momento. Saiba mais no site do Fundo Solar. Confira o Mapa com os sistemas financiados pelo Fundo.

Sou uma empresa instaladora de sistemas fotovoltaicos e quero participar do projeto 50 Telhados. Como devo proceder?

Para participar do 50 telhados você deve nos enviar documentos que comprovem a capacidade técnica de sua empresa para executar o projeto na cidade escolhida por você. Para isso, baixe e leia atentamente as diretrizes do projeto. Pela proposta, cada cidade participante deve instalar ao menos 50 telhados solares no prazo de 24 meses (a contar da assinatura da carta de projeto com o Instituto Ideal). Cada cidade pode ter mais de uma empresa executora, que devem trabalhar juntas para alcançar a meta. Sugerimos também que busque o apoio da prefeitura, já que o nome da cidade irá ganhar visibilidade nacional com o projeto e a Prefeitura poderá ajudá-lo a divulgar localmente o 50 Telhados.

Quais os benefícios para a minha empresa ou da prefeitura (caso seja uma apoiadora) de participar do 50 Telhados?

A sua cidade irá constar em uma seleta lista de municípios brasileiros que acreditam no potencial solar e têm interesse em ter uma matriz energética limpa. A empresa instaladora será conhecida local e nacionalmente pelos projetos instalados, pois o Instituto Ideal faz todo o trabalho de divulgação do projeto conforme a cidade for se aproximando de sua meta. Você, como empresa executora, poderá usar o projeto 50 Telhados como um incentivo para encontrar mais clientes, lembrando-o que, ao integrar o projeto, ele será nacionalmente reconhecido pelo seu pioneirismo no uso dessa tecnologia. Saiba mais na página do projeto.

Como faço para obter o Selo Solar?

Para obter o Selo Solar você deve enviar a documentação que consta no item 10 das diretrizes, disponível para download na página do Selo. No endereço você também encontra os formulários que devem ser preenchidos. Envie a documentação completa para [email protected] A certificação poderá ser utilizada como ferramenta de marketing pelas empresas.

Tenho uma empresa instaladora e gostaria de distribuir as cartilhas educativas do Instituto Ideal para meus clientes. Como devo proceder?

Pensando no meio ambiente, sugerimos indicar aos seus clientes a versão digital da cartilha Como faço para ter eletricidade em minha casa?. Se mesmo assim você sentir a necessidade de ter versões impressas, faça a solicitação de envio pelo site do América do Sol. No site, há um passo a passo de como proceder. Cada caixa contém 175 exemplares da cartilha e é cobrado apenas o valor de envio pelos Correios.

CONCURSO DE MONOGRAFIAS ECO_LÓGICAS

Sou estudante de pós-graduação e gostaria de participar do Eco_lógicas. Como faço minha inscrição?

Qualquer estudante de pós-graduação que pesquisa a área de eficiência energética e energias renováveis pode participar. Informações sobre o concurso e monografias selecionadas em outras edições estão disponíveis na página do Eco_lógicas

Existe alguma taxa de inscrição para participar do Concurso Eco_lógicas?

Não, as inscrições para o concurso de monografias Eco_lógicas são sempre gratuitas. Confira outras informações.

Estudantes de graduação também podem participar?

Não. Por enquanto, o concurso de monografias Eco_lógicas é destinado exclusivamente a estudantes de pós-gradução.

PARCERIAS

Quero me tornar parceiro do Instituto Ideal. Como devo proceder?

O Instituto Ideal é uma organização privada sem fins lucrativos, sem atuação comercial. Nossos projetos são mantidos com o apoio de parceiros. Se você considera nosso trabalho importante para o desenvolvimento do mercado e para a disseminação das fontes renováveis e quer contribuir financeiramente conosco, entre em contato pelo email [email protected]