IDEAL e Fotovoltaica-UFSC lançam Simulador de Cooperativas de Energia Solar na Intersolar South America

O Instituto IDEAL e o Grupo Fotovoltaica -UFSC lançam na próxima quarta-feira (29/08), na Intersolar South America, um aplicativo digital para facilitar o planejamento de uma cooperativa de geração distribuída. O Simulador de Cooperativas de Energia Solar calcula o tamanho de um sistema fotovoltaico (FV) para suprir a demanda consumida pelos cooperados e cooperadas, os custos para manter a cooperativa e a economia esperada para cada participante.

A ferramenta foi criada com o apoio da Organização Brasileira das Cooperativas (OCB), da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV) e da Cooperação Alemão para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

O lançamento será realizado no painel “A cooperativa solar e o projeto solar comunitário no Brasil”, durante a Intersolar South America, no dia 29 de agosto, às 18 horas, pela pesquisadora do Grupo Fotovoltaica-UFSC/IDEAL Kathlen Schneider.  A abertura do painel ficará a cargo do professor Ricardo Rüther, coordenador do Grupo e diretor do IDEAL.

Desde 2016, consumidores que têm em comum a vontade de produzir sua própria energia, mas que, por alguma razão, não poderiam (ou não gostariam) de fazê-lo sozinhos podem formar uma cooperativa especificamente para esse fim. Esse modelo, contudo, ainda é pouco conhecido no Brasil, assim como os procedimentos para colocá-lo em prática.

Durante a Intersolar South America, também será apresentado o estudo “O Mercado Brasileiro de Geração Distribuída FV”, uma iniciativa do Instituto IDEAL e AHK-RJ, no Congresso da feira, na Sala Cantareira, no dia 29 de agosto, às 9 horas, integrando o seminário “O mercado FV doméstico brasileiro: desafios e restrições”. À tarde, às 14 horas, no espaço Innovation & Presentation Stage, a consultora do IDEAL, Taynara Mighelão, também lança a versão em inglês do Estudo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *