Ideal é vencedor do Energy Globe Award

O Instituto Ideal recebe nesta terça-feira (13 de maio) o National Energy Globe Award Brazil 2014 pelo projeto América do Sol, que tem como foco a disseminação da energia solar fotovoltaica. No total, mais de mil projetos de todo o mundo se inscreveram para competir nas categorias nacionais de 161 países do Prêmio Energy Globe Award.

A cerimônia é realizada durante o Seminário Energia + Limpa, evento promovido pelo Ideal e pela UFSC, em Florianópolis-SC. Na ocasião, o Cônsul Comercial da Áustria no Brasil, Ingomar Lochschmidt, da Advantage Austria (Agência de Promoção do Comércio Exterior da República da Áustria), entrega o certificado à gerente de projetos do Ideal, Paula Scheidt Manoel, responsável pelo América do Sol.

::::: Saiba mais sobre o Energia + Limpa.

“O Prêmio Energy Globe surgiu em 1999 pelo austríaco Wolfgang Neumann e honra projetos de melhores práticas em sustentabilidade ambiental de todas as partes do mundo”, afirma o Cônsul. “Orgulhamo-nos, como país, do nosso sucesso em indústrias sustentáveis, tecnologias verdes e um meio ambiente que serve de padrão para muitas partes do mundo. O apoio de Advantage Austria ao Prêmio Energy Globe dá continuidade a esta tradição de sustentabilidade tão central para a Áustria, bem como para os milhões de turistas que visitam nosso país a cada ano”, acrescenta.

O projeto América do Sol, que surgiu em 2008, se tornou um dos principais da organização sem fins lucrativos Instituto Ideal e engloba uma série de ações na área de eletricidade solar. O site América do Sol (www.americadosol.org) concentra diversas informações sobre como adotar a fotovoltaica, além de esclarecer sobre normas da área.

No portal, também estão ferramentas como o Mapa de fornecedores, que facilita a localização de empresas do setor e conta com mais de 300 cadastradas, e o Simulador Solar, que permite o cálculo de potência de um sistema fotovoltaico a ser instalado. Desde o lançamento do Simulador, em março de 2013, foram registradas cerca de 25,6 mil simulações, comprovando o interesse dos brasileiros nesse tipo de energia.

O América do Sol também envolve a produção e distribuição de cartilhas gratuitas inéditas sobre a fonte renovável. Outra ação do projeto é o 50 telhados, que te, como objetivo a instalação de pelo menos 50 telhados solares em cada cidade participante, com o apoio de empresas instaladoras.

Para Paula Scheidt Manoel, responsável pelo projeto do Ideal, o prêmio é um reconhecimento aotrabalho que a instituição e seus parceiros vêm desenvolvendo em prol da fotovoltaica. “O América do Sol só chegou aonde chegou porque contamos com o envolvimento de muitas pessoas e de diferentes instituições, que colaboraram fortemente para a consolidação do projeto. Por isso, ele é um exemplo de como as parcerias são importantes para alcançarmos nossos objetivos”, afirma.

O América do Sol é um projeto inédito no Brasil e é realizado com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ e KfW, e do Grupo Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em seus diferentes sub-projetos, teve ainda o apoio de instituições como Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS) e Grüner Strom Label (GSL), parceiro no Fundo Solar.

O projeto e os premiados dos outros 160 países serão apresentados pelo Energy Globe no dia Mundial do Meio Ambiente nas Nações Unidas (5 de junho). A partir desta data, estarão abertas as inscrições para novos projetos que concorrerão ao Energy Globe Award 2015. Mais detalhes e inscrições:  http://www.energyglobe.info/.

Outras informações

Gabrielle Bittelbrun
Assessoria de Comunicação – Instituto Ideal
(48) 32341757

Energy Globe, Cornelia Kirchweger , T +43-7617-2090-30
[email protected]

Advantage Austria São Paulo, T +55-11-30449944
[email protected]

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *