paloma_medeiros_satrix

Ideal envia contribuição à RN da ANEEL sobre sistema de compensação de energia

O Instituto Ideal encaminhou uma contribuição à audiência pública 26 de 2015, da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que revisa a RN 482/12 (Sistema de Compensação de Energia). Entre os principais pontos sugeridos pelo Ideal, estão: a alteração na forma como são calculados atualmente os créditos para o sistema de compensação de energia, e a redefinição das informações que devem constar na conta de luz do consumidor que possui um micro ou minigerador instalado. Todas as contribuições estão disponíveis aqui.

A criação de um sistema online de solicitações de conexão à rede foi outra contribuição do Ideal para a revisão da RN 482/2012. Também foi destacada a necessidade de realização de treinamentos com os funcionários das concessionárias de energia, a fim de garantir um atendimento eficiente ao consumidor que já tenha, ou esteja interessado em instalar um sistema FV em sua residência.
As sugestões foram fundamentadas nos dados preliminares do estudo “O Mercado Brasileiro de Geração Distribuída Fotovoltaica em 2014” – previsto para ser publicado no final de agosto – e em uma pesquisa de Mestrado com consumidores dos projetos 50 Telhados e Fundo Solar, apoiada pelo Ideal.

Com a revisão, a ANEEL espera tornar o processo de conexão dos micro e minigeradores distribuídos mais simples e rápido, além de aumentar o público alvo. Ao todo, a Agência recebeu 101 contribuições de diferentes entidades brasileiras, empresas e pessoas físicas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *