Ideal lança cartilha de microgeradores eólicos

O Instituto Ideal lança a cartilha “Como faço para ter energia eólica em minha casa?” neste dia 2 de dezembro. O lançamento ocorre durante o Encontro de Negócios da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), em São Paulo. A cartilha inédita informa sobre tipos de microgeradores eólicos e traz um passo a passo com os procedimentos para a conexão à rede de equipamentos instalados em residências ou comércios.

::::::::  CONFIRA O GUIA DE MICROGERADORES EÓLICOS

Com ilustrações didáticas e linguagem simples, o material pretende esclarecer e incentivar o uso de eólica, tirando dúvidas também sobre o sistema de compensação de energia, em vigor desde a resolução 482 da Aneel, de 2012. A gerente de projetos do Ideal e autora da cartilha, Paula Scheidt, acredita que o guia será uma ferramenta importante na popularização dessa energia renovável.

“Já trabalhamos com o tema solar e agora queremos ajudar os consumidores que querem investir em um sistema eólico a escolherem a melhor opção para sua demanda energética”, explica.

A cartilha online pode ser conferida gratuitamente no site do Ideal. Instaladores poderão solicitar a versão impressa do material via formulário disponibilizado no site do Ideal a partir de janeiro de 2015. O guia de microgeradores eólicos foi produzido pelo Ideal, com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Além disso, o material conta com o apoio institucional da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da ABEEólica, do Instituto Senai de Tecnologia – Energias Renováveis, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

capa - cartilha eólica

Os primeiros exemplares impressos da cartilha serão entregues durante o 3º de Negócios da ABEEólica, que reunirá representantes da indústria, de fornecedores de serviços e produtos do setor, com o objetivo de promover discussões em torno da cadeia produtiva e propiciar um ambiente de negócios. As inscrições para o evento estão abertas e são gratuitas para os associados. Quem não é associado precisa pagar uma taxa.

Confira a programação completa e outras informações sobre o evento no site da ABEEólica.


Outros materiais educativos do Ideal

O Instituto Ideal, organização sem fins lucrativos voltado para as energias alternativas, já produziu outras duas cartilhas, que tinham como foco a energia solar fotovoltaica. Os materiais ficaram conhecidos por seu caráter educativo, auxiliando na divulgação das renováveis. O guia de microgeradores fotovoltaicos, por exemplo, produzido em 2013, foi distribuído para empresas e instituições de ensino de todo o país. No total, já foram entregues 60 mil exemplares.

As cartilhas sobre fotovoltaica podem ser conferidas no site do América do Sol.

Outras informações:
Gabrielle Bittelbrun
Assessora de Comunicação
Instituto Ideal
(48) 3234-1757

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *