IDEAL organiza workshop do projeto “Bônus Fotovoltaico” para mais de 200 pessoas em Gaspar e Joinville

Mais de 200 pessoas participaram dos workshop do projeto “Bônus Fotovoltaico” realizados nas unidades do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Gaspar e de Joinville nos dias 29 e 30 de agosto. Os eventos organizados pelo IDEAL integram a iniciativa conjunta da Celesc, Programa de Eficiência Energética da ANEEL e Engie Energia que instalará, até o fim de novembro, mil (1.000) sistemas fotovoltaicos (FV) de 2,6 kWp em residências do estado com um subsídio de 60%. “Estudo recente mostra que em 2050 cerca de 40% da matriz energética mundial será solar. Santa Catarina, que é um polo importante nas pesquisas sobre o tema, está dando mais um passo para disseminar esta energia limpa e renovável”, afirmou o presidente do IDEAL, Mauro Passos.

Dessa forma, o custo dos equipamentos para o consumidor ficou em R$ 6,6 mil. De acordo com Marco Aurélio Gianesi, Gerente da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da CELESC, inicialmente, o payback previsto era de 3,6 anos. “Com o novo reajuste na tarifa de energia, no entanto, este payback será ainda menor”, afirmou Gianesi, um dos palestrantes dos eventos em Gaspar e Joinville. Além da CELESC, cada evento conta com um palestrante da Engie, responsável pela instalação dos sistemas FV. O engenheiro Roberto Heikiti YAO informou que as instalações iniciaram em abril e a previsão é de que terminem em novembro. Até final de agosto habiam sido realizadas 334.

Todo workshop do projeto também conta com uma palestra abordando aspectos mais técnicos, realizada por um representante do IDEAL. Em Gaspar, a palestra foi realizada pelo engenheiro Lucas Nascimento e, em Joinville, pelo engenheiro Trajano Viana, ambos do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar (Grupo Fotovoltaica-UFSC). Além de Gaspar e Joinville, já ocorreram workshop em Florianópolis e Criciúma. Os mesmos eventos serão realizados em Chapecó e Lages no mês de outubro, em datas a confirmar. Assim, serão contempladas todas as regiões de Santa Catarina. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no link http://bonusfotovoltaico.celesc.com.br/.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *