IDEAL organizou últimos eventos do projeto “Bônus Fotovoltaico”

Com os workshops em Lages e Chapecó, realizados, respectivamente, nos dias 18 e 23 de outubro, o Instituto IDEAL encerrou a série de seis eventos do “Bônus Fotovoltaico”, realizados anteriormente também em Florianópolis, Criciúma, Gaspar e Joinville. Os encontros integram a iniciativa conjunta da CELESC, Programa de Eficiência Energética da ANEEL e Engie Energia, que tem prevista a instalação, até o fim de novembro deste ano, de mil (1.000) sistemas fotovoltaicos em Santa Catarina. O objetivo foi levar informações sobre o projeto e conhecimento em energia fotovoltaica.

“O ‘Bônus Fotovoltaico’ é, sem dúvida, uma das iniciativas mais importantes no Brasil para disseminar a energia solar”, afirmou o presidente do IDEAL, Mauro Passos. Segundo a Engie Energia, a instalação dos sistemas fotovoltaicos está em fase final. Com potência de 2,6 kWp, os consumidores residenciais receberam um subsídio de 60%, ou seja, investiram R$ 6,6 mil – sem o subsídio, o valor seria R$ 16,7 mil. Segundo dados da CELESC, o payback previsto é de 3,6 anos.

Quatro dos eventos (Gaspar, Criciúma, Joinville e Lages) foram realizados em unidades do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o que proporcionou que estudantes de diversas áreas, sobretudo as voltadas para o setor, pudessem assistir às palestras. “Foi uma forma de socializar o conhecimento e despertar o interesse nesses jovens para um novo mercado que surge”, afirmou Mauro Passos. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em http://bonusfotovoltaico.celesc.com.br/.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *