Instituto IDEAL premia vencedores do concurso Eco_Lógicas em cerimônia em Quito

Instituto IDEAL e OLADE premiaram hoje, 12/4, em Quito, no Equador, os vencedores do concurso de monografias em eficiência energética e energias renováveis Eco_Lógicas, edição 2014/2015, Dulce Cristal Becerra Paniagua (Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas, Chiapas/México) e Luiz Henrique Targa Gonçalves Miranda (Universidade de São Paulo, São Paulo/Brasil). Dulce desenvolveu um sistema autônomo de emergência móvel para purificar água, e Luiz Henrique, um estudo de caso para o aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos do município de Itanhaém (SP). Os estudantes apresentaram seus trabalhos diante de fórum qualificado e receberam um prêmio de 15 mil dólares cada um em cerimônia realizada na sede da Organização Latino-Americana de Energia.

O secretário executivo da OLADE, Fernando Ferreira, deu início à cerimônia, seguido pelo presidente do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (IDEAL), Mauro Passos, que proferiu palavras de boas vindas aos estudantes e convidados. Ferreira acredita que o concurso representa um avanço para melhorar nossa caminhada em direção a uma matriz energética continental mais limpa.

Mauro Passos referiu-se à construção conjunta de uma matriz energética e diversificada para toda América Latina como uma necessidade. “Essa busca tem iluminado nossos caminhos.” Destacou ainda que tudo o que se faz com paixão, dá resultados, e o concurso, desde sua criação, se realiza dessa forma.

O embaixador do México no Equador, Manuel del Arenal Fenochio, elogiou a iniciativa do concurso e felicitou especialmente à vencedora de seu país, Dulce Becerra, e também a Luiz Henrique pelo alto potencial de seu trabalho.
Também compareceu à cerimônia, o embaixador do Brasil no Equador, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, que afirmou que a agenda de temas ambientais é uma política de estado para o Brasil há décadas, e nenhuma crise política irá interferir neste fato.

Destaca-se ainda a intervenção da Diretora de Integração da OLADE, Lenys Rivera Albarracín, sobre a função da capacitação na instituição como mecanismo de integração e difusão do conhecimento.

Os professores orientadores de Dulce e Luiz Henrique, Joel Pantoja Enríquez e Suani Coelho, também receberão um prêmio de 10 mil dólares. O concurso Eco_Lógicas 2014-2015 teve participantes de nove países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

A 6ª edição do concurso, organizada por IDEAL e OLADE, teve o apoio da Tractebel Energia, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Sustainable Energy for All (SE4All).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *