Nove anos disseminando conhecimento e acreditando – Por Mauro Passos, presidente do Instituto Ideal

No último dia 12 de fevereiro, o IDEAL completou nove anos de fundação e de luta por uma matriz energética mais limpa no Brasil – que por si só já tem proporções continentais – e em toda a América Latina, missão que levamos no nome e na ação: Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina. Em quase uma década de atividades, nos sentimos ainda mais motivados e capazes de levar aos nossos vizinhos, as experiências exitosas que nos trouxeram até aqui, sobretudo no âmbito do programa América do Sol, de disseminação do uso da energia solar fotovoltaica, e do Seminário Energia + Limpa, que este ano está na 7ª edição. Enche-nos de orgulho saber que este evento é uma referência no tema de renováveis em todo o país e que as discussões provocadas por ocasião do Seminário, reverberam por muito tempo naqueles que participam efetivamente e/ou acompanham as repercussões a posterior, além e, principalmente, de incitar à ação.

O planeta não pode esperar, as mudanças climáticas são uma realidade e devem ser enfrentadas com a coragem da relevância que representam, freando o avanço irresponsável do uso de fontes energéticas fósseis. Passados nove anos, sem contabilizar minhas décadas de militância política neste sentido, sabemos que é possível, que há alternativa e que, além de sustentáveis, comprometidas, as fontes renováveis de energia – solar fotovoltaica, eólica, biogás, hidráulica, entre outras – tornam-se, dia após dia, também mais viáveis economicamente. Em um país com a irradiação do nosso e com a possibilidade de gerar energia no local do consumo, conectando o sistema à rede (surgida com o net metering, regulamentada pela RN 482 da ANEEL); seguimos cumprindo nossa missão ao capilarizar este conhecimento a uma escala sem precedentes, afinal, o consumidor precisa conhecer, para tomar a decisão de investir.

Neste tempo, distribuímos mais de 100 mil cartilhas educativas sobre energia eólica, eletricidade solar e microgeradores fotovoltaicos, e reunimos, em uma ferramenta que chamamos banco de fornecedores, mais de 900 fornecedores e instaladores de sistemas FV de todo o país. Realizamos estudo sobre o mercado de geração distribuída no país e organizamos, nesta última edição em parceria com o Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), o concurso Eco_Lógicas. Entre as perspectivas para um futuro próximo, estão os lançamentos do novo portal do América do Sol e do vídeo do programa, produzido por nosso parceiro, reconhecido videomaker meio-ambiental e diretor do premiado Desculpe pelo Transtorno – a História do Bar do Chico, Todd Southgate. Também é mais que merecedora de crédito, as parcerias que apenas começam a colher frutos, com o Cinesolar e com o Teatro a Bordo, que levam nosso material a crianças e adultos das regiões mais distantes e, algumas vezes, inóspitas do país. Tudo, de forma sustentável (a energia das instalações é gerada no próprio local de consumo por meio de placas FV), reunindo conhecimento e cultura.

Dar seguimento à nossa missão, buscando sempre fazer mais e melhor, dentro dos limites de nossa ‘força’ de trabalho – que é altamente qualificada, mas bastante enxuta – é inerente ao alto nível de comprometimento que estabelecemos com as pessoas com as quais nos relacionamos ao longo destes nove anos. Agradecemos aos parceiros de maneira geral, mas não menos afetuosa. A saber, alguns deles sem os quais não seria possível fazer o que fizemos ao longo de nossa existência: Grupo Fotovoltaica UFSC, Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da GIZ e KfW, Eletrobras Eletrosul, Tractebel, Olade, GSL e BID. E que o sol siga sendo fonte inesgotável de energia também em nossas vidas, assim como os bons ventos, que continuem nos levando ao encontro de nossos sonhos. Obrigad@ e parabéns, IDEAL!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *