Presidente do IDEAL participa de evento sobre renováveis no pavilhão da Alemanha

Mauro Passos, presidente do IDEAL, vai integrar o time de especialistas que discutirá os procedimentos para ter o próprio gerador fotovoltaico (FV) conectado à rede, o funcionamento do sistema de compensação de energia (net metering) e as capacitações disponíveis no Brasil para atuação profissional nesse setor. O evento ‘Ouro Solar’, gratuito e organizado pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ, ocorrerá no dia 9 de setembro, às 17 horas, no Pavilhão OliAle, na praia do Leblon, no Rio de Janeiro. Para o painel foram convidados também representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Departamento Nacional do SENAI.

Como parte da programação do dia, também será apresentado o Simulador Solar, ferramenta integrante do programa do IDEAL, América do Sol, que permite a qualquer consumidor calcular as dimensões de um sistema FV conectado à rede para atender à demanda energética de sua edificação.

No dia 26 de agosto, a Cooperação Brasil Alemanha realiza também o evento ‘Olimpíadas de Projetos em Energias Sustentáveis’, no mesmo local, tendo como um dos destaques o lançamento do Mapa Solar do Rio de Janeiro. A ferramenta permite identificar o potencial de geração de eletricidade nos telhados da capital fluminense e é fruto de parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Empresa de Planejamento Energético (EPE), o Instituto Pereira Passos e a GIZ.

Saiba mais sobre esses e outros eventos sobre o tema em www.institutoideal.org/eventos.

Foto: GK Rio de Janeiro

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *