Seminário Energia + Limpa: abertura terá especialistas internacionais

O primeiro dia da 8ª edição do Seminário Energia + Limpa, 7 de junho, contará com dois especialistas em renováveis e mobilidade sustentável: Gualter Crisóstomo, Diretor de Sustentabilidade Organizacional no CeiiA e Alfonso Blanco Bonilla, secretário-executivo da Organização Latino-Americana de Enegia (OLADE). Uma iniciativa do Instituto IDEAL, o Seminário será realizado na FIESC, nos dias 7 e 8 de junho e culmina em visita técnica ao Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica/UFSC) no dia 9 de junho. Há possibilidade de se deslocar até o local a bordo do primeiro ônibus elétrico movido a energia solar do país. Como em todas as edições, as atividades são gratuitas, com capacidade limitada.

O CeiiA é um Centro de Engenharia e Inovação orientado para o desenvolvimento de produtos e sistemas nas indústrias da mobilidade, aeronáutica e offshore. Está presente em seis países e, atualmente, é líder e entidade de referência nas principais iniciativas e fóruns europeus de mobilidade inteligente. Gualter é diretor do CeiiA, locado em Lisboa, e tendo sido responsável por atividades de dinamização e monitoramento da estratégia portuguesa associada à mobilidade sustentável, irá trazer este tema para o debate aqui em Florianópolis. A palestra “Estratégia Portuguesa para a Mobilidade Sustentável”, será no dia 07/6, às 20 horas.

Antes de Gualter, falará Alfonso Blanco Bonilla, da OLADE, que assumiu a organização em janeiro deste ano e tem ampla experiência na América Latina e Caribe como especialista em Energia e Meio Ambiente, prestando assessoria a governos em temas regulatórios, de política energética, e de formulação, avaliação e financiamento a projetos desta natureza. Alfonso apresentará um panorama latino-americano para a energia sustentável no primeiro dia do Seminário, às 20 horas. A palestra será em espanhol.

As inscrições ocorrem no dia 07/6, a partir das 18 horas, no hall da FIESC. A capacidade do auditório é de 387 lugares.


Segundo dia terá paineis sobre mobilidade elétrica e geração distribuída

A apresentação dos resultados preliminares da 4ª edição do estudo “O Mercado Brasileiro de Geração Distribuída Fotovoltaica – 2017” abre os trabalhos do dia 8/6 na FIESC, às 9h30. Philipp Hahn, Diretor Responsável para Energias Renováveis e Eficiência Energética na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio de Janeiro (AHK-RJ) e Taynara Mighelão, consultora do programa América do Sol, realizarão a palestra conjuntamente apontando dados comparados do mercado FV no Brasil.

Dando sequencia às atividades, Marco Aurélio Gianesini, Chefe da Divisão de Eficiência Energética, Pesquisa e Desenvolvimento da CELESC e Nelson Ronnie dos Santos, Superintendente do BRDE em SC, apresentam dois cases: Bônus Fotovoltaico e Financiamento para Projetos de Energia Limpa, respectivamente.

O primeiro painel da manhã ‘Energias nas Cidades’ ocorre a partir das 11 horas e reúne representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Engie Energia e Quantum Engenharia. Marco Morato de Oliveira, da OCB, falará a respeito da primeira cooperativa de energia solar, instalada recentemente no Pará. A Engie Energia abordará o tema ‘Comunidades Solares’ e Patrício Pavez, da Quantum Engenharia, apresentará cases inovadores em energia solar FV. A mediação da mesa é da jornalista Alessandra da Mota Mathyas, do WWF-Brasil.

À tarde, a discussão é focada em mobilidade elétrica urbana e contará com as participações de: Margaret Groff (ex-Itaipu Binacional), Cesare Quinteiro Pica, Diretor do Centro de Energia Sustentável da Fundação CERTI; Mirian Gonçalves, presidenta do Instituto Direito e Democracia e criadora do Projeto Curitiba Ecoelétrico, e o estudante Arthur Bianchini, do projeto Ampera Racing. A moderação é do professor Ricardo Rüther, diretor do IDEAL, coordenador do grupo Fotovoltaica-UFSC e idealizador do primeiro ônibus elétrico movido à energia solar do país – o que confere identidade visual ao 8° Seminário Energia + Limpa. Durante todo o dia, o ônibus estará estacionado em frente à FIESC aberto à visitação.

O encerramento na FIESC fica a cargo do presidente do IDEAL, Mauro Passos, com previsão de encerramento às 17h30. Nos dois dias, o participante ainda poderá visitar exposições temáticas e carros elétricos, incluído um veículo de competição do grupo Ampera Racing.

O Seminário encerra no dia 9/6, com dois horários disponíveis para visitas técnicas: 10h30 e 13h30. Haverá transporte de ônibus elétrico da UFSC ao Sapiens Park, na Cachoeira do Bom Jesus (Florianópolis), onde está localizado o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar. Os horários de saída e retorno do ônibus serão divulgados durante o Seminário na FIESC. As inscrições para a vista e para os deslocamentos de ônibus ocorreram no dia 08/6, com staff exclusivamente dedicado a esta finalidade. O limite por viagem são 35 pessoas.

O 8° Seminário Energia + Limpa tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Grupo Fotovoltaica-UFSC, WWF-Brasil e CELESC, além do patrocínio da Engie Energia, IESS Ideal Estudos e Soluções Solares, BRDE, Clemar Engenharia, Fockink, Quantum Engenharia e WEG.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *