Solenidade de inauguração do Megawatt Solar

A maior usina solar integrada a um edifício público da América Latina, em Florianópolis-SC, foi inaugurada no dia 27 de junho (sexta-feira). Na cerimônia dedicada ao Projeto Megawatt Solar (Foto: Sonia Vill) compareceram especialistas do setor energético e autoridades do Brasil e da Alemanha.

O Megawatt Solar, desenvolvido pela Eletrosul, com o apoio técnico da UFSC e do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal), tem a potência instalada de 1 megawatt-pico (MWp). Com isso, a usina produz energia suficiente para o consumo de mais de 1,8 mil pessoas, ou o equivalente ao abastecimento de 540 residências.

Durante a solenidade de sexta-feira, o presidente do Ideal, Mauro Passos, lembrou como a ideia da usina surgiu, inspirada em instalações fotovoltaicas da Alemanha.

“Foram muitos debates até que o projeto se tornasse realidade. É mais uma prova de que os sonhos, não envelhecem, eles se mantêm vivos até se concretizarem”, expôs Mauro.

O Instituto Ideal contribuiu para a estratégia de comercialização da energia que será gerada na usina e ajudou no processo de viabilização da usina. O Megawatt Solar foi financiado pelo banco de fomento alemão KfW, em um investimento total de R$ 9,5 milhões, além de receber apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

O gerente de projetos principal do setor financeiro e energia do KfW na América Latina e Caribe, Karim Ould Chih, ressaltou que a energia solar fotovoltaica era muito cara quando começaram as tratativas para o Megawatt Solar, há cerca de cinco anos. “Mas acreditávamos no potencial do Brasil. Somos todos pioneiros”, afirmou.

No evento, também compareceram a primeira conselheira da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha, Kordula Mehlhart, o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, o diretor de engenharia da Eletrosul, Ronaldo Custódio, entre outras autoridades.

A energia gerada pelo Megawatt Solar será escoada para a rede elétrica local e comercializada a consumidores livres – como grandes empresas e shoppings – por meio de leilões.

Ideal tem certificação para quem adota eletricidade solar

Empresas, instituições públicas e privadas e proprietários de edificações que consumirem um valor mínimo anual de eletricidade solar (que varia conforme a quantidade total de energia consumida), ou que tenham pelo menos 50% de seu consumo elétrico vindo de fonte solar podem solicitar o Selo Solar.

A certificação do Instituto Ideal, criada em 2012, é um reconhecimento para quem adota essa fonte renovável. Saiba mais sobre o Selo.

Show gratuito em comemoração à inauguração

Para marcar a inauguração da usina, haverá uma apresentação artística, produzida pela companhia italiana Studio Festi, que envolve dança, acrobacias aéreas e projeções de imagens sobre um telão d´água. Para conferir o show que começa às 18h, no dia 30 (segunda-feira), basta comparecer à sede da Eletrosul em Florianópolis. A intenção é estimular a reflexão sobre a importância das alternativas sustentáveis também no setor energético.

Espetáculo “Dedicar Energia à Energia” – (gratuito)
Data: segunda-feira (30/06)
Horário: 18 horas
Duração: 45 minutos
Local: área externa da sede da Eletrosul (Rua Deputado Antonio Edu Vieira, 999 – Pantanal)

Outras informações
Instituto Ideal
Assessora de Comunicação: Gabrielle Bittelbrun – (48) 32341757 |[email protected]
Eletrosul
Ass. de Imprensa: Andrea Lombardo: (48) 3231-7269 | (11) 7707-6027 | [email protected]
Coordenador: Jonatas Andrade: (48) 3231-7917 | (11) 7705-1657 | [email protected]
Gerente: Sandra Peres: (48) 3231-7934 | (48) 9983-1831| [email protected]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *