IDEAL na Intersolar South America: Simulador de Cooperativas Solares e estudo do mercado fotovoltaico brasileiro (inglês)

O Instituto IDEAL participou de dois lançamentos na Intersolar South America 2018, que ocorreu entre os dias 28 e 30 de agosto, em São Paulo. Junto com o Grupo Fotovoltaica–UFSC, disponibilizou o Simulador de Cooperativas de Energia Solar. E, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha Rio de Janeiro (AHK-RJ), apresentou a versão em inglês do estudo “O Mercado Brasileiro de Geração Distribuída FV – edição 2018”.

O presidente do Instituo IDEAL, Mauro Passos, destacou que a Intersolar contou com um grande público interessado. “Na minha avaliação, a novidade foi o debate sobre o cooperativismo para geração de energia solar. O simulador será uma grande ferramenta para ajudar os interessados em formar uma cooperativa solar”, afirma.

O Simulador de Cooperativas de Energia, lançado no dia 29/08, é um aplicativo digital para facilitar o planejamento de uma cooperativa de geração distribuída. A ferramenta calcula o tamanho de um sistema fotovoltaico (FV) para suprir a demanda consumida pelos cooperados e cooperadas, os custos para manter a cooperativa e a economia esperada para cada participante.

O aplicativo foi criado com o apoio da Organização Brasileira das Cooperativas (OCB), da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

O lançamento foi feito pela pesquisadora do Grupo Fotovoltaica-UFSC/IDEAL Kathlen Schneider durante o painel “A cooperativa solar e o projeto solar comunitário no Brasil”. A abertura foi realizada pelo professor Ricardo Rüther, coordenador do Grupo e diretor do IDEAL.

Outro destaque do IDEAL na Intersolar South America foi o lançamento da versão em inglês da edição  2018 do estudo “O Mercado Brasileiro de Geração Distribuída FV” também no dia 29. Durante o lançamento, que integrou o seminário “O mercado FV doméstico brasileiro: desafios e restrições”, a consultora do programa América do Sol Taynara Mighelão apresentou os principais resultados. Os patrocinadores do estudo edição 2018 são Engie Solar e Intersolar South America

Na tarde do mesmo dia, durante a feira, que foi aberta ao público, no espaço Innovation & Presentation Stage, Taynara Mighelão fez uma palestra com o tema “Qualidade nas instalações FV: Certificações e desafios no Brasil”.

As versões em português e inglês do estudo podem ser acessadas clicando aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *