Ideal participa de Seminário em Florianópolis

Aproveitar os recursos naturais abundantes no país e produzir energia para o desenvolvimento e inclusão social, combatendo as mudanças climáticas. Esses são desafios importantes que o país precisa encarar de frente. Seja pelo sol, vento, oceanos, rios, ou pelo aproveitamento de resíduos urbanos e rurais, a produção de energia elétrica por fontes limpas precisa ser uma política pública. Além da inegável contribuição ambiental, as energias renováveis trazem importantes oportunidades de negócios, tanto para pequenos agricultores, cooperativas como para grandes empresas.

Avaliar os avanços e os entraves da disseminação das energias alternativas é o objetivo do Seminário “Os desafios da energia renovável no Brasil e em SC”, que integra a Feira Sustentável 2009. A discussão será realizada no Auditório Plenarinho Paulo Stuart Wright (Assembleia Legislativa de SC), nesta sexta-feira (30), às 14h.

Em Santa Catarina, o crescimento do setor depende ainda da regulamentação em lei e de se tornar atrativa aos setores produtivos. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) possui estudos em energia solar reconhecidos internacionalmente, e o estado tem grande potencial para exploração sustentável do setor, principalmente na área eólica e hídrica. O Brasil apresenta a matriz energética mais limpa do mundo por dispor de 46% da energia necessária ao desenvolvimento de fontes renováveis. No restante do mundo, esse número é de apenas 13%. Essa situação coloca nosso país em uma posição especial para o futuro das novas gerações, permitindo combinar o crescimento econômico, com proteção ambiental e o desenvolvimento social. Segundo o Deutsch Bank, o Brasil é um dos melhores países para se investir no setor, ao lado da Austrália e Japão.

A Feira Sustentável 2009 ocorre de 30 de outubro a 1 de novembro no Centrosul (Florianópolis, SC), e reúne 250 expositores, distribuídos em 150 estandes, com empreendimentos da Agricultura Familiar, Reforma Agrária, Economia Solidária, Pesca e Energias Renováveis. Além da exposição e venda de produtos, a Feira tem uma programação diária de palestras, oficinas e debates sobre os temas, e atividades culturais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *