Lançamento do concurso Eco_lógicas

O Instituto IDEAL lançou na última semana, durante o seminário “Energia Limpa: Conhecimento, Sustentabilidade e Integração”, a mais nova edição do concurso Eco-Lógicas de Monografias em Energias Renováveis. Para essa edição, o concurso expandiu seus limites para o Mercosul e vai ter participantes de instituições de ensino superior da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Com o intuito de promover as energias alternativas na América Latina, o IDEAL _congregando os países do Mercosul em um concurso que promove o conhecimento_ dá mais um passo nessa direção.

Os países da América do Sul são ricos em suas energias naturais e transformar esse potencial energético em um elemento de integração é um desafio que exige dedicação e vontade política.
Sendo assim, o concurso, que promove a realização e a divulgação de pesquisas acadêmicas acerca do tema “Energias Renováveis e Eficiência Energética”, será realizado em uma aliança inédita entre governo, empresas e ONGs. De modo a contribuir no debate da integração dos países do Mercosul por meio da geração de energia limpa.

Em sua terceira edição, o Eco-Lógicas faz uma parceria entre o IDEAL e a Comissão Permanente do Mercosul e, pela primeira vez, além dos estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado) também irá premiar alunos de graduação.

Com o objetivo de premiar o conhecimento produzido em nossas universidades, a comissão julgadora, escolhida pela organização do Concurso, premiará as quatro melhores monografias de cada uma das duas categorias. Cada trabalho vencedor será de um país do Mercosul e as melhores monografias serão agraciadas com suas publicações em livro e CD-Rom.

Os autores vencedores também serão beneficiados com um prêmio de 10 mil dólares (pós-graduação) e 5 mil dólares (graduação), como forma de incentivar a continuidade nas pesquisas de energias renováveis. Os orientadores das monografias premiadas também receberão um prêmio de 2,5 mil dólares como forma de incentivo.
Para participar do concurso, o estudante deve se inscrever com um trabalho inédito _não publicado na imprensa, internet ou em livro. A inscrição deverá ser feita pela internet e os trabalhos podem ser enviados para o e-mail:info@institutoideal.org.

O prazo final para a inscrição dos trabalhos de pós-graduação é 30 de setembro. Esses trabalhos serão julgados em outubro e a premiação se dará em dezembro de 2011. Já os trabalhos da graduação têm prazo de entrega para o dia 1º de dezembro e serão julgados até março de 2012, sendo que a premiação acontecerá no mês seguinte.

O regulamento completo do Concurso estará disponível em breve.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *