Projeto Pituaçu Solar é inaugurado

O projeto Estádios Solares, concebido pelo Instituto Ideal, finalmente terá sua primeira unidade inaugurada nesta terça-feira, em Salvador, na Bahia. A Coelba, afiliada ao Grupo Neoenergia, incorporou a proposta e construiu uma usina fotovoltaica integrada à edificação. A usina solar de 400kWp será instalada no telhado do estádio de Pituaçu, em Salvador.

Os estudos preliminares para o projeto foram realizados pela equipe do professor Ricardo Rüther, professor da UFSC e diretor do Instituto Ideal. O Instituto, empenhado em difundir a ideia de geração solar, promoveu visitas às cidades brasileiras com potencial para incorporar a nova tecnologia, de olho na Copa do Mundo de 2014.

Embora o estádio Pituaçu Solar não esteja entre os selecionados para sediar os Jogos, servirá como modelo para testar a inovação. Outros estádios da Copa já anunciaram que também irão incorporar a tecnologia fotovoltaica em seus projetos. Exemplos são o Minerão Solar, em Belo Horizonte, desenvolvido pela Cemig em parceria com o governo de Minas Gerais, e o Maracanã Solar, no Rio de Janeiro, projeto do Governo do Estado junto com a Light e EDF. Mas a lista ainda deve ser maior, acredita o presidente do Ideal, Mauro Passos. “Neste ano, em que o Brasil sedia a Conferência Rio +20 com a grande tônica da sustentabilidade, esta tecnologia limpa e renovável de geração abre novas possibilidades para as edificações, especialmente nos estádios de futebol, a grande paixão dos brasileiros”, comemora.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *