Seminário Energia + Limpa ocorre nesta segunda

A quarta edição do Seminário Energia + Limpa: conhecimento, sustentabilidade e integração”, promovida pelo IDEAL (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina), será realizada na próxima segunda-feira, dia 13, a partir das 8h30, na reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

O evento traz uma intensa programação. Entre os palestrantes confirmados estão o chefe do departamento de Energias Renováveis do BNDES, Antonio Carlos Tovar, a presidente da Abeeólica, Elbia Melo e o superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Mauro Cauville.

O Seminário Energia + Limpa vai debater ainda a nova resolução normativa da ANEEL (482/2012) que cria um sistema de compensação de energia, incentivando a geração distribuída a partir de fontes renováveis de energia. A sessão irá contar com Daniel Vieira, da ANEEL; Pablo Carena, da Celesc, e Sergio Esteves, da WEG.

Durante o Seminário, será lançado o Fundo Solar, uma nova ferramenta de incentivo à microgeração distribuída no Brasil. Criado em parceria com o Grüner Strom Label (Selo de Eletricidade Verde da Alemanha) e com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), o Fundo Solar pretende incentivar e viabilizar economicamente a produção de energia fotovoltaica com os primeiros microgeradores de até 5 kW de potência.

Também serão apresentados os trabalhos selecionados no Concurso Latino-Americano de Monografias sobre Energias Renováveis e Eficiência Energética Eco_Lógicas, promovido pelo Ideal. A premiação para o aluno vencedor é de US$ 20 mil e outros US$ 10 mil para o professor orientador. Trinta e seis trabalhos da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil foram inscritos. As monografias brasileiras foram maioria e somaram 23 inscrições.

O Seminário tem o patrocínio do Grupo WEG, da Hydro Aluminio e da Caixa Econômica Federal. Também integra a programação oficial do Ano “Alemanha+Brasil 2013+2014” e ocorre na semana de abertura das atividades nacionais. Confira a programação completa no site: www.institutoideal.org.

Devido a grande procura, as inscrições foram encerradas nesta quinta-feira (09.05).
Se ocorrerem desistências e, por isso, houver lugares vagos no auditório, será permitida a participação de pessoas não inscritas. Basta se dirigir ao local do evento no próximo dia 13.

Serviço
O quê: Seminário Energia + Limpa: conhecimento, sustentabilidade e integração
Data: 13 de maio
Horário: início às 8h30
Onde: Reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – Florianópolis

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *